Inflação oficial fica em 0,01% em junho, a menor taxa do ano

Publicado por Quiel em TRANSNOTICIAS

inflacao-alimentos2

Publicado em 10 de julho, 2019 | Nenhum Comentário

Em 12 meses, IPCA acumulado recuou para 3,37%, bem abaixo da meta de 4,25% definida pelo governo para o ano. Alimentos e transportes registraram deflação no mês.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, ficou em 0,01% em junho, a menor taxa para 2019, segundo divulgou nesta quarta-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com o resultado, o índice acumula alta de 2,23% no ano e de 3,37% nos últimos 12 meses, permanecendo bem abaixo da meta de 4,25% definida pelo governo para o ano, o que deve aumentar as apostas do mercado de cortes na taxa básica de juros, atualmente em 6,5% ao ano.

Trata-se da menor inflação para meses de junho desde 2017 (-0,23%) e também da menor variação mensal desde novembro, quando houve deflação de 0,21%, favorecida pela queda de preços de alimentos e pela fraqueza da economia, que dificulta reajustes.

 

Queda nos preços de alimentos e transportes seguram inflação

A inflação perto de zero em junho foi garantida principalmente pelo recuo dos preços dos grupos “Alimentação e bebidas” e “Transportes”, que respondem, juntos, por cerca de 43% das despesas das famílias e apresentaram deflação de 0,25% e 0,31%, respectivamente.

O IBGE calcula a inflação oficial com base na cesta de consumo das famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos, abrangendo dez regiões metropolitanas, além dos municípios de Aracaju, Brasília, Campo Grande, Goiânia, Rio Branco e São Luís.

 

As informações são do site G1

Compartilhe

Sobre Quiel

FacebookVer outros posts de Quiel

Nenhum Comentário

No momento não há comentários para: Inflação oficial fica em 0,01% em junho, a menor taxa do ano
Que tal ser o primeiro? Comente!

Deixe um comentário